Biblioteca Comunitária Prof. Arlindo Corrêa

A Rede Contato A Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva foi criada em 1974, pela Ramacrisna, uma Instituição Social com sede em Betim ...

A Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva foi criada em 1974, pela Ramacrisna, uma Instituição Social com sede em Betim / MG, sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários, fundada em 1959. O nome é homenagem a Sri Ramakrishna, filósofo indiano, que pregava o trabalho social como forma de crescimento do ser humano.

Visa promover o desenvolvimento local de comunidades em situação de vulnerabilidade social dentro do tripé da sustentabilidade ambiental (energia renovável e conscientização ambiental), econômica (gerando recursos próprios) e social (promovendo elevação do nível de escolaridade de crianças e adolescentes, qualificação profissional de jovens e adultos, protagonismo juvenil).

A Ramacrisna foi criada pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, que acreditava no potencial presente em todo ser humano e na educação como forma de crescimento das pessoas. Em seus 59 anos potencializa sua atuação através de parcerias com empresas, poder público e outras organizações atuando em 10 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Os atendimentos acontecem nas áreas de arte, cultura, educação, esportes, meio ambiente, qualificação profissional e geração de trabalho e renda. Todas essas ações desenvolvidas buscam como resultado o desenvolvimento sustentável das comunidades, pois as competências e habilidades adquiridas geram renda promovendo a ampliação dos comércios locais.


Histórico da Biblioteca

1974 - Foi organizada uma biblioteca para atender os alunos do ensino fundamental, que recebeu o nome Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva como homenagem ao fundador da Ramacrisna. O Cantinho de Leitura surgiu em 1980, um espaço da Biblioteca especialmente dedicado às crianças de 7 a 10 anos, despertando para a leitura, de forma lúdica e acolhedora.

1995 - Aconteceu a primeira parceria institucional, com a Fundação ABRINQ, possibilitando a ampliação do acervo de livros literários infanto-juvenis.

2003 – A Ramacrisna recebeu o Curso Mala de Leitura, projeto de incentivo à leitura, parceria entre a Instituição, a Secretaria de Educação de Betim e Universidade Federal de Minas Gerais.(UFMG).

A partir daí teve início o projeto Mala de Leitura que visa incentivar a leitura nas instituições que não possuem nenhum tipo de acervo, como Creches comunitárias e pequenas escolas. Este projeto foi premiado em 2013 como o melhor Projeto de Incentivo a Leitura de todo o Brasil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

2004 - Em parceria com a Petrobras, a biblioteca foi transferida para um espaço maior, com 194 m², renovou o mobiliário, ampliou o acervo de literatura infanto-juvenil e passou a oferecer oficinas como Contação de Histórias, Mediação de Leitura, Dramatizações, Sessões de filmes, palestras, eventos festivos e encontros de formação de professores.

2010 - O Polo Ler e Ler é parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social, com o Projeto Cultivando Leitores, incluindo outras 3 instituições de Betim. O objetivo é incentivar a leitura literária nas crianças e adolescentes, com três eixos básicos: acervo, mediação e espaço de leitura. Esse projeto permitiu a ampliação na qualidade e quantidade do acervo. A aquisição da licença do software Biblioteca Fácil permitiu a catalogação de todo o acervo, identificado por CDD e nas prateleiras por cor, promovendo a autonomia dos leitores.

2012 - O Projeto “As viagens da Bonequinha Preta” foi um grande sucesso da história da Biblioteca e foi apresentado em várias escolas e creches das cidades de Betim e Juatuba. Esse projeto foi criado a partir do livro Bonequinha Preta, da escritora Alaíde Lisboa. É uma performance, quando a contadora de história se “transforma” na Bonequinha Preta e a medida que conta a história, interage com as crianças. A Bonequinha Preta era deixada na escola por um período, juntamente com um diário de bordo, onde eram registradas todas as atividades realizadas com ela. Esse projeto foi finalista no premio Viva Leitura da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Também em 2012, a Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva foi selecionada no Edital da Fundação Biblioteca Nacional para receber acervo literário.

2014 – Parceria com a Associação Cultural Sempre um Papo para participação no Projeto Ler Convivendo na Instituição, garantindo a presença de autores, contadores de histórias e músicos.

Foi efetivada a integração à Rede de Bibliotecas Públicas de Betim e realizado o projeto Malasarte em parceria com Funarbe- Fundação Artísitico Cultural de Betim. Esse projeto propiciou às crianças e jovens, interação com outros agentes da leitura e contadores de histórias.

O Projeto Sexta Literária fez crescer o número dos empréstimos. Semanalmente os alunos podem escolher livros para toda a família e levá-los para casa em uma bolsa, produzida a partir de material reaproveitado A bolsa facilita o transporte, propicia a leitura no âmbito familiar e a conservação do acervo.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente a Ramacrisna passou a ter uma “Sala Verde” na Biblioteca, centro de referência para disponibilizar publicações e materiais e democratizar o acesso à informação, se estabelece como um espaço de encontro, reflexão e construção da ação socioambiental.

2015 – A Biblioteca foi patrocinada por meio de edital da Fundação Biblioteca Nacional, ligada ao Ministério da Cultura e ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O espaço físico foi inteiramente renovado utilizando mobiliários sustentáveis e foi customizado pelas crianças, jovens e pelas mulheres da Cooperativa Futurarte.

O Rotary Club Calgary West do Canadá doou recursos para aquisição de 117 livros.

Passou a fazer parte da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

2016 - Passou a integrar a Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais “Sou de Minas UAI”, que trabalha em parceria com o IC&A de Desenvolvimento Social.

A Biblioteca passou a fazer parte do comitê Gestor da “Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias”, (RNBC) e também faz parte da Comissão de captação de recursos da Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (REBPC).

2017 - Levar o projeto Mala de Leitura a instituições das cidades de Betim, Juatuba e Esmeraldas.

Consolidar parceria com a Rede Estadual de Bibliotecas, Rede Municipal de Betim, parceiros do projeto Mala de Leitura, entre outros.

Realizar em agosto, no auditório da Ramacrisna a Primeira Semana Literária da Biblioteca Arlindo Correa da Silva com o tema “Semana de Intercâmbio Cultural pela Leitura”

Nessa ocasião lançar o Prêmio “Amigo da Biblioteca”, homenageando pessoas que já apoiaram a Biblioteca Arlindo Correa da Silva.

Fortalecer as ações dos “Pescadores de Leitores” grupo formado por alunos da instituição, que demonstram gosto pela leitura e contam histórias muito bem. Eles levam a de mediação de leitura para espaços diversos, como o posto de saúde do bairro.

Os materiais utilizados serão a Mala de Leitura para exposição dos livros, tapete e almofadas para montar o espaço de leitura.

Conclusão

Hoje a biblioteca possui acervo de literatura infanto-juvenil e adulto de 5.000 livros, atende todos os alunos matriculados na Ramacrisna, estudantes de ensino fundamental e médio de 6 escolas públicas municipais e 1 estadual participantes do projeto Escola Integral em parceria com a Secretaria de Educação de Betim.

Os alunos de cursos profissionalizantes e os participantes do Projeto Adolescente Aprendiz, moradores de 9 cidades do entorno de Betim também frequentam a Biblioteca. e fazem empréstimos de livros.

Os funcionários da Ramacrisna e toda a comunidade do entorno da Instituição são frequentes.

Deve-se destacar que todos os frequentadores podem escolher e levar livros emprestados para casa. A devolução, em ótimo estado de conservação, acontece normalmente na data prevista. A comunidade interna (funcionários e alunos da Ramacrisna) e a comunidade moradora do entorno já reconhece a biblioteca como sendo um espaço de leitura a lazer, buscando nela livros que ouviram falar e sugestões dos mediadores.

A Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva está aberta para todos, desde as crianças, seus familiares e funcionários da Ramacrisna. São sempre bem vindos em um ambiente alegre, acolhedor e cheio de vida.


A biblioteca possui um acervo com mais de 5.000 títulos.
Aproximadamente 4.092 pessoas visitaram a Biblioteca Comunitária Prof. Arlindo Corrêa em todo o ano de 2016, e foram emprestados 1.120 livros.

Bibliotecas Integrantes$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$h=260$show=2017/04/rlbcpt.html

Bibliotecas Integrantes$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$h=260$show=/2016/12/ba-1.html

Bibliotecas Integrantes$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$h=260$show=/2016/12/ce-1.html

Bibliotecas Integrantes$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$h=260$show=/2016/10/mg-1.html

$type=three$rm=0$m=1$s=1$pg=1$c=12$icon=0$h=260$show=/p/noticias.html

$type=three$rm=0$m=1$s=1$pg=1$c=12$icon=0$h=260$show=/p/agenda.html

$type=three$rm=0$m=1$s=1$pg=1$c=12$icon=0$h=260$show=/p/incidencia-politica.html

$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$icon=1$h=260$show=/p/videos.html

Integrantes da RNBC$type=three$a=0$c=0$rm=0$m=0$s=0$pg=1$c=12$h=260$show=/p/conheca-rnbc.html

$type=three$rm=0$m=1$s=1$pg=1$c=12$icon=0$h=260$show=/p/clipping.html

Nome

- Baixada Literária - Bibliotecas - Conexão Leitura - Jangada Literária - LiteraSampa - Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador - Rede Releitura - Redes de Leitura - Redes de Leitura Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre - Sou de Minas Uai - Tecendo uma Rede de Leitura -- BA -- CE -- MA -- MG -- PE -- RJ -- RS -- SP 10° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 11ª Feira do Livro de São Luís 1ª Festa Literária do Coque 2º Encontro da RNBC 30 Dias Pela Leitura 3º Encontro da RNBC 4º Encontro da RNBC 5º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias 5º Encontro da RNBC 6° Seminário de Leitura da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim A formação e a gestão de uma biblioteca comunitária A Hora da Estrela A Taba Adote um escritor Agenda Akpalôs Ana Muylaert Ana Paula Carneiro André Martins Antonio Candido Automação de Bibliotecas Comunitárias Bahia Baixada Literária Beethoven Lima Bel Santos Mayer Belém do Pará Betim Biblioo Biblioteca Comunitária Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus Biblioteca Comunitária Criança Feliz Biblioteca Comunitária do Arvoredo Biblioteca Comunitária do Calabar Biblioteca Comunitária do Cristal Biblioteca Comunitária Girassol Biblioteca Comunitária MANNS Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade Biblioteca Comunitária Paulo Freire Biblioteca Comunitária Sandra Martini Biblioteca Comunitária Tia Jana Biblioteca Comunitária Wagner Vinício Biblioteca Comunitária Ziraldo Biblioteca de cores Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola Biblioteca Popular do Coque Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas Comunitárias :impacto na formação de leitores Bienal do Livro do Ceará Bienal do Livro Rio Bienal Internacional do Livro Rio Blog Blog das Letrinhas Brasília Brechoteca Biblioteca Popular Bruninho Souza Camila Schoffen Tressino Campanhas Caravana do Leitor Carlos Honorato Carnaval Castro Alves Ceará Cem anos de solidão Centro de Cultura Luiz Freire Cidade Partida Cido Cruz Cine Debate Clarice Lispector clipping Clube de Mães do Cristal Companhia das Letras Comunicação Conexão Futura Conexão Leitura Consciência Negra CRB10 dedicatórias de amor em livros Dia da Literatura Brasileira Dia do Bibliotecário Dia do Trabalhador Dia dos namorados Dia Internacional da Mulher Dia Internacional do Livro Infantil Dia Mundial da Gentileza Dia Mundial da Poesia Dia Mundial do Livro Dia Nacional da Biblioteca Dia Nacional da Poesia Dia Nacional do Livro Dia Nacional do Livro Infantil Dois cafés e a conta Duque de Caxias Encontro Nacional 2016 Entre - Redes Ernani Ssó Escola de Cinema Darcy Ribeiro Estadão Fabio Lyra Feira do Livro de Porto Alegre FELIC Festa Literária da Baixada FLIB Formação em Orçamento e Direitos com as Redes de Bibliotecas Comunitárias Fórum Social Mundial 2018 FSM Gabriel García Márquez Greve Geral Ilha Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Incidência Política INESC Instituto C&A Instituto Pró Livro Jangada Literária Janine Durand João Cabral de Melo Neto José de Alencar José Eduardo Agualusa Letramentos e Direitos Humanos Literasampa Literatura Africana Literatura Infantil Literatura Negra Mara Esteves Maranhão Marielle Franco Mauro Ventura Mayara Leite Meu nome é Biblioteca Museu Afro Brasil Natalia Reis Notícias Nova Iguaçú O direito a literatura O Globo Ocupa Literatura Olhar TVT Outubro Rosa Parada do Livro Paraty Paula Taitelbaum Paulo César Teixeira Paulo Freire PEC 55 Pernambuco PLS212/2016 PMLLLB PNLE Poesia Política Nacional de Leitura e Escrita Porto Alegre Prêmio AGES Prêmio Atenéa Felistoffa Prêmio Brasil Criativo Prêmio IPL Prêmio Zenaira Garcia Marques Programa Como Será Programa Prazer em Ler Que horas ela volta Recife Rede de Bibliotecas Comunitária de Salvador Rede de Bibliotecas Comunitárias Amazônia Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias Conexão Leitura Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim Rede Globo Rede Mar de Leitores Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias Redes de Leitura Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre Reforma da Previdência Regina Volpato Releitura PE Retratos da Leitura Revista Biblioo Revista Canjerê Rio de Janeiro RNBC Rogério Vicious Salão do Livro Político Salvador São Paulo São Paulo. Literasampa Sarau Sarau das Bibliotecas Sarau das Gurias Sarau do Terror Sarau Feminista Seminário de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Seminário de Leitura Shirley Garrido Sistema de classificação por cores Sistematização Sou de Minas Uai Tecendo Uma Rede de Leitura TV Brasil UFPE UFRJ UFRRJ UNIRIO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Vídeos XI Caldeirão Cultural do Subúrbio
false
ltr
item
RNBC: Biblioteca Comunitária Prof. Arlindo Corrêa
Biblioteca Comunitária Prof. Arlindo Corrêa
https://2.bp.blogspot.com/-2Bu6CWzzQOY/WcbMMUMXpbI/AAAAAAAAJsE/TPcwYoYUDOUwo0BCj73SFH8w1E8hZ1tegCLcBGAs/s1600/Ramacrisna.png
https://2.bp.blogspot.com/-2Bu6CWzzQOY/WcbMMUMXpbI/AAAAAAAAJsE/TPcwYoYUDOUwo0BCj73SFH8w1E8hZ1tegCLcBGAs/s72-c/Ramacrisna.png
RNBC
https://www.rnbc.org.br/2018/01/biblioteca-comunitaria-prof-arlindo.html
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/2018/01/biblioteca-comunitaria-prof-arlindo.html
true
3600363283393275342
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTAGENS VEJA TODOS POSTAGENS RELACIONADAS CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS POSTAGENS Não foi encontrada nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ Semanas ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copie todo o código Selecionar tudo o código Todos os códigos foram copiados Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar