Pesquisa inédita revela a importância das bibliotecas comunitárias

A pesquisa Bibliotecas Comunitárias no Brasil: impacto na formação dos leitores é o primeiro amplo trabalho de coleta e análise de dado...


A pesquisa Bibliotecas Comunitárias no Brasil: impacto na formação dos leitores é o primeiro amplo trabalho de coleta e análise de dados para identificar, compreender e dar visibilidade às bibliotecas comunitárias. Realizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil (GPBP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Centro de Cultura Luiz Freire, com apoio do Instituto C&A e Fundação Itaú Social, o estudo contou com a participação de 22 mediadores de leitura das bibliotecas integrantes da RNBC na fase de pesquisa de campo.

A bibliotecária e uma das coordenadoras da pesquisa, Cida Fernandez, do Centro Cultural Luiz Freire, de Olinda, Pernambuco, analisa alguns dados desse trabalho, que terá sua primeira publicação em e-book no final deste ano.

— Cida Fernadez é uma das
coordenadoras da pesquisa pelo
Centro de Cultura Luiz Freire,
 de Olinda - PE
RNBC: A pesquisa colheu dados de 143 bibliotecas em 15 estados brasileiros, sendo que 51 delas não integrantes da RNBC. Qual foi o objetivo da pesquisa e como se chegou ao universo a ser pesquisado?

Cida Fernandez: O objetivo principal da pesquisa foi identificar, compreender e dar visibilidade ao papel que as bibliotecas comunitárias cumprem nos processos de formação de leitores, e para atingi-lo precisávamos ampliar a nossa amostra para além daquelas bibliotecas que fazem parte da RNBC, pois esse grupo passou por um processo de formação e constituição que pode ser considerado diferenciado no universo das bibliotecas comunitárias brasileiras.

Não existem levantamentos censitários ou bases de dados já disponíveis sobre esse universo, então adotamos um critério para definir o que é biblioteca comunitária (aquilo que constava em edital do MinC) e, partindo dele, consultamos várias fontes que nos levaram a definir qual o universo da pesquisa.

Embora nosso objetivo não tenha sido fazer um censo das bibliotecas comunitárias, queríamos abranger um universo amplo e representativo, e nesse sentido, podemos dizer que identificar o universo das bibliotecas comunitárias no país foi o primeiro grande desafio dessa pesquisa.

RNBC: A pesquisa foi planejada e realizada em 18 meses, com início em janeiro de 2017 e término em junho de 2018 e os pesquisadores de campo foram selecionados entre os mediadores de leitura das bibliotecas da RNBC. O que motivou a escolha desse perfil de pesquisadores?

Cida Fernandez: A pesquisa teve um caráter pedagógico e de intervenção, com o envolvimento direto daqueles que compõem o conjunto de bibliotecas comunitárias da RNBC. A opção por envolver integrantes da RNBC na equipe de campo fundamentou-se na defesa da pesquisa como um dispositivo de formação de profissionais que atuam nas bibliotecas comunitárias. Além disso, por sua proximidade com o objeto da pesquisa, a equipe de campo teve um papel importante em assegurar que a realização das entrevistas e observações fossem, efetivamente, instrumentos para uma melhor compreensão desses espaços e de seu papel na formação de leitores.

RNBC: Como essa pesquisa pode contribuir para a valorização das bibliotecas comunitárias na sociedade e no meio acadêmico, onde há poucos estudos desse universo?

Cida Fernandez: Realmente, são poucas as pesquisas realizadas no país acerca do fazer das bibliotecas comunitárias. Em sua maioria, são estudos muito específicos com recortes locais. Este é de fato o primeiro estudo exploratório amplo com foco no impacto na formação de leitores.

Quanto ao seu reconhecimento e valorização, embora venha mudando, as bibliotecas comunitárias, como tudo que é "comunitário" - escolas, creches, associações - são associadas, muitas vezes, a uma imagem de precariedade, de coisas improvisadas, espaços que abrem e fecham, que não têm qualidade, que não se sustentam, enfim. A pesquisa veio justamente desconstruir essa imagem, revelando o cuidado com que esses espaços vêm se desenvolvendo, que a medida que têm mais tempo, mais recursos, os cuidados, o acervo, o ambiente e as práticas vão melhorando. Que a maioria dos mediadores têm uma escolaridade superior à media de suas cidades, que o tempo de atuação, a dedicação e o fato da maioria, também ser morador das comunidades em que atuam, empresta uma singularidade na construção dos vínculos entre moradores e bibliotecas, fortalecendo o sentido de pertencimento e promovendo sua interação. Tudo isso com certeza, revelado pra sociedade pode - assim como vimos que as bibliotecas mudam a visão da comunidade sobre si mesmas - mudar o olhar da sociedade para com essas iniciativas.

RNBC: A pesquisa revela que 90% dos mediadores de leitura têm nível de escolaridade do ensino médio completo até a pós-graduação. Esse é outro dado a desmistificar a visão da biblioteca comunitária como algo precário e de qualidade inferior?

Cida Fernandez: Com certeza, como já colocamos na questão anterior o imaginário é de trabalho improvisado, com pessoas com trabalhos mais intuitivos do que qualificadas para atuar. Além do dado da escolaridade, outro que destacamos é que a biblioteca comunitária foi recorrentemente citada como o espaço que contribuiu para que as pessoas voltassem pra escola, concluíssem sua formação, continuassem estudando, enfim, contribuiu para que as pessoas superassem muitas vezes suas dificuldades com a formação escolar. Além disso, foi muito frequente que pessoas que frequentam a biblioteca comunitária reconhecessem que é lá que aprenderam a ler e que isso se dá pela ação acolhedora de mediadores de leitura que estão atentos às demandas desses leitores.

RNBC: Outro dado que chama atenção é a presença das mulheres na mediação de leitura, com 79% dos mediadores do sexo feminino. Alguma razão que explique essa presença tão expressiva?

Cida Fernandez: A presença das mulheres nos trabalhos sociais é histórica, não pesquisamos as razões disso, mas existem várias pesquisas que revelam isso, inclusive em algumas profissões como a biblioteconomia e profissionais da educação. Durante um tempo alguns autores justificavam os baixos salários por causa da feminilização da profissão. Uma hipótese que merece ser pesquisada é que as mulheres, por serem as que cuidam da vida da família, da casa, cuidam por extensão da vida comunitária, e são as mais atingidas pelas dificuldades do cotidiano e pelo impacto da pobreza em seus filhos e, talvez por isso, sejam mais sensíveis e mais provocadas a buscar alternativas para a melhoria das suas condições de vida. Mas isso seria uma outra pesquisa.

RNBC: Quais outros dados você destacaria como importantes para a credibilidade do trabalho das bibliotecas comunitárias?

Cida Fernandez: O fato de as comunidades fazerem todo esse movimento para ter acesso à cultura escrita indica que elas têm consciência da importância do ato de ler, reconhecem a leitura literária como um dispositivo para o desenvolvimento humano – o que nos leva para a questão dos direitos. Ou seja, a pesquisa revela que aquelas pessoas que têm acesso e frequentam essas bibliotecas gostam de ler, sabem da sua importância, têm interesse pela leitura e estão lutando para conquistar e garantir esse direito nesses territórios marcados pela exclusão de políticas públicas de cultura e educação.



— Na foto em destaque temos a equipe
de pesquisadores e coordenadores reunidos
 para avaliar os dados da pesquisa

Comentários

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=noticias.html

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=meu-nome-e-biblioteca.html

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=30-dias-pela-leitura.html

Cidades$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=outras.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ma.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=sp.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rs.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-paraty.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-nova-iguacu.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-rio-de-janeiro.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-duque-de-caxias.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=pe.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=mg.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ce.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ba.html

Nome

- BA - Baixada Literária - CE - Ilha Literária - Jangada Literária - LiteraSampa - MA - Mar de Leitores - MG - Outras Bibliotecas - PE - Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador - Redes de Leitura - Releitura - RJ - RS - Sou de Minas Uai! - SP - Tecendo uma Rede de Leitura -- Porto Alegre 10° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 11ª Feira do Livro de São Luís 1ª Festa Literária do Coque 23° Concurso FNLIJ 2º Encontro da RNBC 30 Dias Pela Leitura 3º Encontro da RNBC 4º Encontro da RNBC 5º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias 5º Encontro da RNBC 6° Seminário de Leitura da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim 6º Encontro RNBC A formação e a gestão de uma biblioteca comunitária A Hora da Estrela A Taba Ana Jarvis Ana Muylaert Ana Paula Carneiro André Martins Antonio Candido área de formação e produção de conhecimento da RNBC Arraial Literário Automação de Bibliotecas Comunitárias Bahia Baixada Literária Beethoven Lima Bel Santos Mayer Belém do Pará Betim Biblioo Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus Biblioteca Comunitária Criança Feliz Biblioteca Comunitária do Arvoredo Biblioteca Comunitária do Calabar Biblioteca Comunitária do Cristal Biblioteca Comunitária do Peró Biblioteca Comunitária Girassol Biblioteca Comunitária MANNS Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade Biblioteca Comunitária Paulo Freire Biblioteca Comunitária Sandra Martini Biblioteca Comunitária Tia Jana Biblioteca Comunitária Wagner Vinício Biblioteca Comunitária Ziraldo Biblioteca de cores Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola Biblioteca Popular do Coque Bibliotecas Belo Horizonte Bibliotecas Betim Bibliotecas Comunitárias :impacto na formação de leitores Bibliotecas Duque de Caxias Bibliotecas Fortaleza Bibliotecas Guarulhos Bibliotecas Mauá Bibliotecas Nova Iguaçu Bibliotecas Paraty Bibliotecas Porto Alegre Bibliotecas Recife Bibliotecas Sabará Bibliotecas Salvador Bibliotecas Santa Luzia Bibliotecas São Gonçalo do Amarante Bibliotecas São Luís Bibliotecas São Paulo Bienal do Livro do Ceará Bienal do Livro Rio Bienal Internacional do Livro Rio Blog das Letrinhas Brasília Brechoteca Biblioteca Popular Bruninho Souza Camila Schoffen Tressino Campanhas Caravana do Leitor Carlos Honorato Carnaval Castro Alves Ceará Cem anos de solidão Centro de Cultura Luiz Freire Cidade Partida Cido Cruz Cine Debate Clarice Lispector clipping Clube de Mães do Cristal Companhia das Letras Comunicação Conexão Futura Conexão Leitura Consciência Negra CRB10 dedicatórias de amor em livros Dia da Literatura Brasileira Dia das Mães Dia do Bibliotecário Dia do Trabalhador Dia dos namorados Dia Internacional Contra a Homofobia Dia Internacional da Mulher Dia Internacional do Livro Infantil Dia Mundial da Gentileza Dia Mundial da Poesia Dia Mundial do Livro Dia Nacional da Biblioteca Dia Nacional da Poesia Dia Nacional do Livro Dia Nacional do Livro Infantil Dois cafés e a conta Duque de Caxias Editora Planeta Encontro Nacional 2016 Encontros Entre - Redes Ernani Ssó Escola de Cinema Darcy Ribeiro Estadão Fabio Lyra Faculdades São José Feira do Livro de Porto Alegre FELIC Festa Literária da Baixada FLIB FLIP Formação em Orçamento e Direitos com as Redes de Bibliotecas Comunitárias Fórum Social Mundial 2018 FSM Fundação Itaú Social Gabriel García Márquez Geovani Martins Greve Geral Ilha Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Incidência Política INESC Informativos Instituto C&A Instituto Pró Livro Jangada Literária Janine Durand João Cabral de Melo Neto José de Alencar José Eduardo Agualusa Lei Castilho LER Salão Carioca do Livro Letramentos e Direitos Humanos LGBTQ Literasampa Literatura Africana Literatura Infantil Literatura Negra Mara Esteves Maranhão Marielle Franco Mauro Ventura Mayara Leite Medellín Meu nome é Biblioteca Mulheres e poder um manifesto Museu Afro Brasil Natalia Reis Notícias Nova Iguaçú O direito a literatura O Globo O Sol na Cabeça Ocupa Literatura Olhar TVT Outubro Rosa Parada do Livro Paraty Paula Taitelbaum Paulo César Teixeira Paulo Freire PEC 55 Pedagogia PELLLB Pernambuco Pesquisa Bibliotecas Comunitárias PLS212/2016 PMLLLB PNLE Poesia Política Nacional de Leitura e Escrita Porto Alegre Prêmio AGES Prêmio Atenéa Felistoffa Prêmio Brasil Criativo Prêmio IPL Prêmio Zenaira Garcia Marques Programa Como Será Programa Planeta de Leitores Programa Prazer em Ler Que horas ela volta Rafael Andrade Recife Rede de Bibliotecas Comunitária de Salvador Rede de Bibliotecas Comunitárias Amazônia Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias Conexão Leitura Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim Rede Globo Rede Mar de Leitores Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias Redes de Leitura Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre Reforma da Previdência Regina Volpato Releitura PE Renata Costa Retratos da Leitura Revista Biblioo Revista Canjerê Rio de Janeiro RNBC Rogério Vicious Salão do Livro Político Salvador São Luís São Paulo São Paulo. Literasampa Sarau Sarau das Bibliotecas Sarau das Gurias Sarau do Terror Sarau Feminista Seminário de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Seminário de Leitura Shirley Garrido Sistema de classificação por cores Sistematização Sou de Minas Uai Tecendo Uma Rede de Leitura TV Brasil TV Escola UFPE UFRJ UFRRJ UNIRIO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Vídeos XI Caldeirão Cultural do Subúrbio XII Seminário Prazer em Ler
false
ltr
item
RNBC: Pesquisa inédita revela a importância das bibliotecas comunitárias
Pesquisa inédita revela a importância das bibliotecas comunitárias
https://4.bp.blogspot.com/-gz_j34LgdCg/W_vwoUv4hWI/AAAAAAAABTs/yTB_t7tHa9ALdm_MF5BYqE7EmcPxLRyaQCLcBGAs/s640/Pesquisadores%2BOlinda.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-gz_j34LgdCg/W_vwoUv4hWI/AAAAAAAABTs/yTB_t7tHa9ALdm_MF5BYqE7EmcPxLRyaQCLcBGAs/s72-c/Pesquisadores%2BOlinda.jpg
RNBC
https://www.rnbc.org.br/2018/11/pesquisa.html
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/2018/11/pesquisa.html
true
3600363283393275342
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Tag Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar