Entrevista RNBC: Mais de 40 anos formando leitores

O que há em comum entre uma biblioteca comunitária de Betim, na Grande BH, Minas Gerais e outra no Guamá, bairro de Belém do Pará? O r...


O que há em comum entre uma biblioteca comunitária de Betim, na Grande BH, Minas Gerais e outra no Guamá, bairro de Belém do Pará?

O reconhecimento dentro e fora de suas comunidades, estarem sempre cheias de crianças e jovens e terem uma comemoração especial em abril. Essas nossas bibliotecas quarentonas fazem aniversário no mesmo mês. A de Betim é mais antiga, tem 45 anos. A de Belém completou 41.


Um filósofo indiano, nascido no Século XVIII, que pregava o trabalho social e voluntário como forma de crescimento do ser humano é a origem do nome da instituição que mantém a mais antiga biblioteca comunitária da RNBC, a Biblioteca Comunitária Ramacrisna, fundada em 1974. Sri Ramakrishna emprestou seu nome e seu ideal ao Instituto Ramacrisna, organização social de 60 anos, fundada pelo Professor Arlindo Correa da Silva, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

Para cuidar do atendimento a diferentes demandas de leitores,
 foi formado um time pequeno, porém bem preparado profissionalmente,
que junta pessoal da biblioteca e do Instituto. Cleide (coordenadora geral),
Vitória (coordenadora pedagógica), Aline (supervisora de projetos),
Luciana (coordenadora de projetos),
Gabriela (comunicação) e Lídia (publicidade)
Localizada numa cidade de perfil industrial, a biblioteca atende a um amplo leque de público: crianças e jovens de ensino médio de escolas públicas vizinhas e suas famílias, integrantes do Projeto Adolescente Aprendiz, inseridos em 115 empresas, jovens dos cursos profissionalizantes ofertados no Instituto Ramacrisna, além de moradores de 10 cidades do entorno de Betim que tem acesso ao acervo e também podem realizar empréstimos.

A amplitude do público também está presente nos esforços para manutenção da biblioteca. Aos recursos oriundos da Fábrica de Telas de Arame Ramacrisna, projeto de autossustentabilidade da instituição, se somam parcerias com diversas organizações, inclusive internacionais, empresas da região, além de editais.

Entrevistada: Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna e fundadora da biblioteca.


RNBC: O que ao longo do tempo foi determinante para a biblioteca se manter atuante e ativa?

Solange: Criamos um lugar amplo, iluminado, acolhedor, agradável, onde o leitor e a leitora são os principais atores. Desfrutar da leitura no espaço, levar livro para ler em casa e compartilhar com a família. Os leitores já estão habituados a escolher os livros a serem adquiridos junto com a coordenadora. Crianças e jovens pesquisam lançamentos, temas de interesse e indicam para aquisição.

Acredito que o se sentir parte do contexto da Biblioteca é que mantém a frequência, possibilita novos parceiros e o surgimento de ideias interessantes, que hoje tornam a Biblioteca presente muito além de suas paredes, como as atividades realizadas no jardim, embaixo das árvores.

A Mala de Leitura permite que escolas e creches que não possuem biblioteca nem espaço físico, tenham seu acervo e encantem as crianças com a leitura de seus livros.

Outro diferencial é a autonomia que a coordenadora e equipe têm no desenvolvimento de ações inovadoras, na busca de novos parceiros e a disponibilidade de participar de cursos, encontros, seminários que ampliam seus horizontes e enriquecem sua competência profissional.


RNBC: Qual o maior desafio/dificuldade para ter uma biblioteca comunitária cheia de leitores?

Solange: No caminhar dos anos descobrimos pequenos segredos que minimizaram as dificuldades. Ambiente colorido, espaços confortáveis como sofás, tapetes, almofadas, as crianças com autonomia e conhecimento para buscar os livros nas estantes.

Trazer escritores para bater papo (as crianças achavam que os livros nas prateleiras foram escritos por pessoas que já morreram). Trazer contadores de estórias, ilustradores, músicos, fazer dramatizações, enfim, tornar o espaço dinâmico e alegre. Dar liberdade aos leitores de ‘curtir’ esse espaço especial.

O fato de o Instituto Ramacrisna ter recursos próprios para a manutenção básica da Biblioteca é determinante para continuidade das ações.

RNBC: Uma dica para quem está abrindo uma biblioteca comunitária hoje:

Solange: Crie uma rede de amigos, compartilhe, articule, mobilize. Conquiste o leitor, permita que ele se aposse do espaço, viva a emoção da leitura, compartilhe com a família e amigos esses momentos mágicos. Torne o local bonito, alegre, compartilhado. Isso não quer dizer riqueza, grande investimento, mas criatividade.


________________



Para manter esse ritmo, o ECNB está atento aos editais para
financiamento de projetos culturais e sociais, recebe
apoio de pessoas e tem um time de voluntários.
Eles são maioria entre as 35 pessoas envolvidas
diretamente nas atividades. 
O Espaço Cultural Nossa Biblioteca – ECNB, fundada em 1978, tem constituição jurídica própria, tendo a biblioteca comunitária como principal atividade. Mas como o nome diz, os moradores do Guamá, bairro de Belém do Pará, têm a sua disposição muito mais do que um lugar que empresta livros e oferece atividades de leitura. No ECNB é possível dançar, cantar, fazer teatro, música, assistir filmes, participar de debates, conversar com mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ter o corpo pintado pelos Kaiapós e até aprender uma profissão: a de mediador de leitura. Muitas dessas atividades não estão limitadas à sede da instituição, acontecem também fora dela, como a Rua de Leitura, mediações itinerantes e saraus literários.

Entrevistados: Victor Ramos, mediador de leitura, comunicador, professor orientador da cooperativa mirim (4 anos e meio de ECNB) e Mineia Neíta, mediadora de leitura, professora de dança e orientadora da cooperativa mirim (25 anos de ECNB).


RNBC: O que ao longo do tempo foi determinante para a biblioteca se manter atuante e ativa?

Victor e Mineia: O trabalho voluntário, visto que sempre prezamos pelo desenvolvimento e valorização do nosso corpo de voluntariado.

RNBC: Qual o maior desafio/dificuldade para ter uma biblioteca comunitária cheia de leitores?

Victor e Mineia: São vários, dentre eles o constante trabalho de enraizamento na comunidade, tornar o local atrativo, acolhedor e atualizado para novos leitores. Um corpo de colaboradores qualificados para atuar junto ao público que atendemos é também uma de nossas dificuldades, porém estamos conseguindo enfrentá-la por meio de formação e incentivo ao desenvolvimento pessoal de cada voluntário atuante.

RNBC: Uma dica para quem está abrindo uma biblioteca comunitária hoje:

Victor e Mineia: Inicialmente, consiga o apoio da comunidade, desenvolva constantemente este enraizamento, para que a biblioteca nasça com o sentido de pertencimento ao local. O apoio da comunidade gera interesse, carinho e respeito. E, claro, o voluntariado, peça chave para que uma biblioteca permaneça forte e atuante.


Comentários

$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=1$m=1$nv=1$l=0$h=317$c=9$show=publicacoes.html

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=noticias.html

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=meu-nome-e-biblioteca.html

$type=blogging$count=7$va=0$nav=1$show=30-dias-pela-leitura.html

Cidades$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=outras.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=pa.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ma.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=sp.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rs.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-paraty.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-nova-iguacu.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-rio-de-janeiro.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=rj-duque-de-caxias.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=pe.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=mg.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ce.html

Integrantes$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=50$l=0$h=209$show=ba.html

Nome

- BA - Baixada Literária - CE - Ilha Literária - Jangada Literária - LiteraSampa - MA - Mar de Leitores - MG - PE - Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador - Redes de Leitura - Releitura - RJ - RS - Sou de Minas Uai! - SP - Tecendo uma Rede de Leitura 10° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 11ª Feira do Livro de São Luís 1ª Festa Literária do Coque 23° Concurso FNLIJ 2º Encontro da RNBC 30 Dias Pela Leitura 3º Encontro da RNBC 4º Encontro da RNBC 5º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias 5º Encontro da RNBC 6° Seminário de Leitura da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim 6º Encontro RNBC 8º Encontro 9º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias A formação e a gestão de uma biblioteca comunitária A Hora da Estrela A Taba Amazônia Literária Ana Jarvis Ana Muylaert Ana Paula Carneiro André Martins Antonio Candido área de formação e produção de conhecimento da RNBC Arraial Literário Automação de Bibliotecas Comunitárias Bahia Baixada Literária Beethoven Lima Bel Santos Mayer Belém do Pará Betim Biblioo Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus Biblioteca Comunitária Criança Feliz Biblioteca Comunitária do Arvoredo Biblioteca Comunitária do Calabar Biblioteca Comunitária do Cristal Biblioteca Comunitária do Peró Biblioteca Comunitária Girassol Biblioteca Comunitária MANNS Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade Biblioteca Comunitária Paulo Freire Biblioteca Comunitária Sandra Martini Biblioteca Comunitária Tia Jana Biblioteca Comunitária Wagner Vinício Biblioteca Comunitária Ziraldo Biblioteca de cores Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola Biblioteca Popular do Coque Bibliotecárias RNBC Bibliotecas Belém Bibliotecas Belo Horizonte Bibliotecas Betim Bibliotecas Comunitárias :impacto na formação de leitores Bibliotecas Duque de Caxias Bibliotecas Fortaleza Bibliotecas Guarulhos Bibliotecas Mauá Bibliotecas Nova Iguaçu Bibliotecas Paraty Bibliotecas Porto Alegre Bibliotecas Recife Bibliotecas Sabará Bibliotecas Salvador Bibliotecas Santa Luzia Bibliotecas São Gonçalo do Amarante Bibliotecas São Luís Bibliotecas São Paulo Bienal do Livro do Ceará Bienal do Livro Rio Bienal Internacional do Livro Rio Blog das Letrinhas Brasília Brechoteca Biblioteca Popular Bruninho Souza Camila Schoffen Tressino Campanhas Caravana do Leitor Carlos Honorato Carnaval Castro Alves CBBD Ceará Cem anos de solidão Centro de Cultura Luiz Freire Cidade Partida Cido Cruz Cine Debate Clarice Lispector clipping Clube de Mães do Cristal Companhia das Letras Comunicação Conexão Futura Conexão Leitura Consciência Negra CRB10 Cuba dedicatórias de amor em livros Dia da Literatura Brasileira Dia das Mães Dia do Bibliotecário Dia do Trabalhador Dia dos namorados Dia Internacional Contra a Homofobia Dia Internacional da Mulher Dia Internacional do Livro Infantil Dia Mundial da Gentileza Dia Mundial da Poesia Dia Mundial do Livro Dia Nacional da Biblioteca Dia Nacional da Poesia Dia Nacional do Livro Dia Nacional do Livro Infantil Dois cafés e a conta Duque de Caxias Editora Planeta Encontro Nacional 2016 Encontros Entre - Redes Entrevista Ernani Ssó Escola de Cinema Darcy Ribeiro Estadão Eu quero minha biblioteca Fabio Lyra Faculdades São José Feira do Livro de Porto Alegre FELIC Feria Internacional del Libro La Habana Cuba Festa Literária da Baixada FLIB FLIP Formação em Orçamento e Direitos com as Redes de Bibliotecas Comunitárias Fórum Social Mundial 2018 FSM Fundação Itaú Social Gabriel García Márquez Geovani Martins Greve Geral Ilha Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Incidência Política INESC Informativos Instituto C&A Instituto Pró Livro Jangada Literária Janine Durand João Cabral de Melo Neto José de Alencar José Eduardo Agualusa Lei Castilho LER Salão Carioca do Livro Letramentos e Direitos Humanos LGBTQ Literasampa Literatura Africana Literatura Infantil Literatura Negra Mara Esteves Maranhão Marcelo D’Salete Marielle Franco Mauro Ventura Mayara Leite Medellín Meu nome é Biblioteca Mulheres e poder um manifesto Museu Afro Brasil Natalia Reis Notícias Nova Iguaçú O Brasil que Lê O direito a literatura O Globo O Sol na Cabeça Ocupa Literatura Olhar TVT Outubro Rosa Parada do Livro Paraty Paula Taitelbaum Paulo César Teixeira Paulo Freire PEC 55 Pedagogia PELLLB Pernambuco Pesquisa Bibliotecas Comunitárias PLS212/2016 PMLLLB PNLE Poesia Política Nacional de Leitura e Escrita Porto Alegre Prêmio AGES Prêmio Atenéa Felistoffa Prêmio Brasil Criativo Prêmio IPL Prêmio Zenaira Garcia Marques Programa Como Será Programa Planeta de Leitores Programa Prazer em Ler Publicações Quadrinhos Que horas ela volta Rafael Andrade Recife Rede de Bibliotecas Comunitária de Salvador Rede de Bibliotecas Comunitárias Amazônia Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias Conexão Leitura Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim Rede Globo Rede Mar de Leitores Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias Redes de Leitura Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre Reforma da Previdência Regina Volpato Releitura PE Renata Costa Retratos da Leitura Revista Biblioo Revista Canjerê Rio de Janeiro RNBC Rogério Vicious Salão do Livro Político Salvador São Luís São Paulo São Paulo. Literasampa Sarau Sarau das Bibliotecas Sarau das Gurias Sarau do Terror Sarau Feminista Seminário de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Seminário de Leitura Shirley Garrido Sistema de classificação por cores Sistematização Sou de Minas Uai Tecendo Uma Rede de Leitura TV Brasil TV Escola UFPE UFRJ UFRRJ UNIRIO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Vídeos XI Caldeirão Cultural do Subúrbio XII Seminário Prazer em Ler
false
ltr
item
RNBC: Entrevista RNBC: Mais de 40 anos formando leitores
Entrevista RNBC: Mais de 40 anos formando leitores
https://2.bp.blogspot.com/-cF7PXUpuSz0/XOO85depBjI/AAAAAAAAB10/eodHrOtGsKQk0mU_WfoiOM6nFDo6n5S3ACLcBGAs/s640/Ramacrisna%2B2_IMG_9244.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-cF7PXUpuSz0/XOO85depBjI/AAAAAAAAB10/eodHrOtGsKQk0mU_WfoiOM6nFDo6n5S3ACLcBGAs/s72-c/Ramacrisna%2B2_IMG_9244.jpg
RNBC
https://www.rnbc.org.br/2019/05/entrevista-rnbc-mais-de-40-anos.html
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/
https://www.rnbc.org.br/2019/05/entrevista-rnbc-mais-de-40-anos.html
true
3600363283393275342
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Tag Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar